terça-feira, 27 de outubro de 2009

O que é ser jornalista?

Ser Jornalista é muito mais que um diploma. É ser você, em sua essência, em seu todo. É informar, seduzir, persuadir, ajudar e, de certa forma, amar. É aventurar-se, não ter medo do perigo, ir ao fundo e além para conseguir a tão sonhada matéria, ou a melhor foto. É olhar para o fato e saber descrevê-lo da melhor forma possível, sem contestações. É ter a pulga atrás da orelha, não se deixar levar pela primeira fonte, ouvir diferentes, várias, nunca será a mesma história.

É ter o dom da palavra, saber utilizar-se desta ferramenta tão grandiosa, mas, ficar quieto, às vezes, faz bem. É procurar algo que definitivamente não existe, ou não existia até você encontrar. Procure, não se deixe levar pelos preconceitos, olhe para frente, para o lado, você vai encontrar o que, talvez, ninguém jamais ousou procurar.

Se você resolveu cursar Jornalismo porque não tem matemática, ou qualquer outro gênero, está completamente enganado. Jornalismo é para quem pode, para quem quer, para quem não tem medo de se entregar, de ler, estudar, quebrar a cabeça, ficar horas pensando numa reportagem. Ser jornalista é enfrentar qualquer intriga, não baixar a cabeça e, seguir em frente de forma surpreendente.

Ser jornalista é ser louco mesmo, sem preocupar-se com o que os outros dizem. Quem nunca ouviu a célebre pergunta: Jornalismo? Quer morrer de fome meu filho? Pois é, ouvimos! Várias e várias vezes. Contudo, é uma profissão fascinante, que nos move à passar por dificuldades talvez jamais enfrentadas em outra profissão. É o Jornalismo de verdade, ético e sensível.

Ser Jornalista é ser meio ator, advogado, médico ou até mesmo tudo. É ser frio, calculista, colocar o cérebro a frente do coração. É orgulhar-se da profissão. Afinal, o que seria da sociedade sem nós?

Crônica de Jéssica Schmidt!

Ótima semana :)
Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário